terça-feira, 17 de maio de 2011

Fernando Anitelli criador do Teatro Magico, Lança CD Solo

Fernando Anitelli tirou a maquiagem de palhaço. Criador do grupo O Teatro Mágico, ele está dando um tempo da trupe para se dedicar ao trio que leva seu nome. Pelo menos nos palcos. No estúdio, o multifacetado músico se reveza entre os ensaios para os shows de "As claves da gaveta", seu primeiro CD solo, e a produção do próximo álbum do TM. Sábado, ele baixa na Fundição Progresso, num espetáculo intimista, sem a pirotecnia do Teatro.
Fernando Anitelli em estúdio: ensaios para show solo e produção do novo CD do Teatro Mágico - Foto de divulgação/Pierre Yves Refalo
- Estava com necessidade de fazer outra coisa que não fosse aquele palhaço trovador inquieto. No começo, fiquei inseguro de subir no palco sem maquiagem, mas já tinha tido até alergia por causa dela. E queria tocar um violão, de cara limpa, contando as histórias das canções para o público - diz Anitelli.
As 11 faixas de "As claves..." caíram na internet bem antes do lançamento virtual para os fãs. Há um mês, todas as músicas dominam o Top 10 do site Trama Virtual, onde estão disponíveis para download gratuito. Curioso é que, mesmo tendo vendido mais de 320 mil CDs e 80 mil DVDs do TM, as canções de Fernando não toquem em rádio ou TV.
- É uma ignorância musical e cultural do próprio meio, ou censura óbvia, porque tratam a música como publicidade, o famoso jabá. Vendendo meu CD a R$ 5 por conta própria, eu ganho mais que o Dinho, do Capital Inicial, o Marcelo Camelo ou qualquer artista de gravadora - dispara ele. - Minha música é livre.
Adepto do Creative Commons e do site www.musicaparabaixar.org.br, Anitelli abomina o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), e diz que o órgão, responsável por cobrar e distribuir direitos autorais de músicas, já multou o Teatro Mágico por tocar suas próprias canções. Agora, ele prepara o terceiro CD da trupe. Previsto para agosto, terá 19 faixas (entre músicas e poesia), com uma possível participação da Dave Matthews Band:
- Abrimos um show deles no Rio e depois saímos juntos para ver o show do Carlos Malta, tomamos caipirinha e tocamos violão no quarto do hotel. Eles falaram que a DMB é que devia ter aberto para o TM, e brinquei que daqui a dois anos faremos isso. Temos trocado e-mails, e há chance de um dos músicos participar do CD. Se isso acontecer, vou avisar ao universo inteiro.
O músico já teve alergia por causa da maquiagem de palhaço - Foto de divulgação/Noemi MeloEnquanto não rola, vale a pena ouvir "As claves...", com canções que Anitelli compôs há dez anos e desengavetou depois de seu pai, Seu Odacio, jogar tudo na web, em versões com voz e violão. No disco, faixas como "Cuida de mim", "Saudade de chumbo" e "Menina do balaio" ganharam roupagens com levadas de jazz a afrossamba. E o compositor também criou novos arranjos para "Realejo e "Samba de ir embora só", dos CDs do Teatro:
- Por serem minhas primeiras composições, achava que havia um certo tom de simpleza e ingenuidade. Mas, toda vez que estávamos viajando pelo país, pediam para tocar "Teatro Mágico acústico", que são essas canções que tirei da gaveta.

Nenhum comentário:

O mundo de Babuu

O mundo de Babuu

Seguidores